terça-feira, 8 de maio de 2012

ROUEN!

Bem, após o almoço em Saint-Mere-Eglise, que foi uma Pizza Margarita,  com massa fina, queijo mussarela e um ovo estrelado bem no meio, talvez representando a margarida, que ele nåo entendeu bem. Mås vå lå. Bem saímos então pra Rouen, no próxima parada por cinco dias, também para um merecido descanso depois de tantos passeios sem pausa. Mas, principalmente para conhecer Rouen, Capital da baixa Normandia e cidade em foi condenada e morreu na fogueira Joana D'Arc.  Estamos com reserva no Hotel Mercore Rouem Centre Cathedrale, bem no centro da cidade. Chegamos no meio da tarde e, sem dificuldades e graças ao GPS, encontramos rapidamente nosso Hotel e colocamos o carro no estacionamento. Recebemos dois ótimos quartos e lå arrumamos nossas coisas. No próprio Hotel peguei o guia da cidade para nos localizarmos. Rouen foi fundada no ponto mais baixo do Rio Sena, onde era possível construir uma ponte e prosperou com o comercio marítimo e a industrialização, tonando-se uma cidade rica e refinada. Apesar dos estragos da segunda guerra mundial, a cidade se orgulha dos muitos pontos turísticos. Descemos e fomos inicialmente conhecer a Cathedrale Notre Dame, a poucos passos do Hotel. Esta majestosa Catedral é uma verdadeira obra prima, conhecida pela sua fachada oeste pintada por Monet e emoldurada por duas torres. Acima da lanterna da torre central fica a agulha neogotica em ferro fundido erguida em 1876. Seus portais são do século XIV, com magnificas esculturas. No interior destaca-se o túmulo de Ricardo Coração de Leão, cujo coração foi enterrado aqui sob uma cripta esplendorosa do século XI. Da Catedral subimos a rue du Gros Horloge, passando sob o grande relógio da cidade até a Place du Vieux Marché, onde, em 1431 Joana D'Arc foi queimada em uma fogueira. Nesta rua e em outras perto, pequenos prédios de madeirame a vista se destacam, Na Place Vieux Marche esta o jardim e a pedra indicando o local da morte de Joana D'Arc e logo a seguir a Eglise Ste.Jeanne D'Arc. Passamos pelo Palais de Justice, construção do século XV, vimos as lojas elegantes e os cafés na Rue des Carmes e a Igreja de St. Maclou. Esta Igreja possui uma fachada muito decorada com um pórtico com cinco janelas em ogiva e portas de madeira entalhadas com cenas biblicas. Atrás da Igreja está um ossario, um raro exemplo de cemitério medieval para as vitimas da peste. As madeiras dos edifícios um volta do pátio quadrangular estão esculpidas com caveiras sorridentes, ossos, caixões, relógios de areia. Logo em seguida a Igreja de St. Ouen, que faz parte de uma abadia beneditina. É uma solida igreja gótica, com um interior elevado, sem decoração, chama a atenção pelos seus belos vitrais do século XIV. Atrás da igreja um enorme parque florido usado para piqueniques das famílias. Nestes cinco dias que lå estivemos, descansando e relaxando, percorremos praticamente toda Rouen a pé, por suas ruas, suas dezenas de museus, seus cafés e restaurantes e, principalmente na praça central, onde esta a Cathedrale Notre Dame, onde passávamos as tardes conversando nos bancos do jardim e a noite curtindo musica nos restaurantes vizinhos. Rouen de fato é uma cidade fascinante, misturando a antigüidade e o modernismo, com um povo que vive vagarosamente e feliz. Muitos parques, muitos jardins, grandes lojas, grandes e largas avenidas e uma praça espetacular, a Place du General de Gaulle, onde se situa o Hotel De Ville e seu formidável jardim, No ultimo dia de Rouen ficamos melancólicos, porém Paris nos esperava no dia seguinte com muitos passeios e diversões. Vejam as fotos de Rouen na proxima postagem:..........................................