terça-feira, 8 de maio de 2012

LISIEUX - SAINT-MARCOUF-DE-LISLE - HONFLEUR

Deixamos Caem pela manhã bem cedo, logo após o café matinal, pois sem ele nåo me sinto ninguém. Foram dias muito agradáveis que passamos em Caen, Capital da alta normandia, cidade elegante, pujante e movimentada. Jå perto de Lisieux na região de Pays d'Auge, percorremos o clássico campo normando, com prados, bosques, pomares de maça, fazendas de gado leiteiro e casas senhoriais. Entramos em Lisieux, capital da região de Pays d'Auge e fomos direto para a Catedral de Santa Teresa de Lisieux, canonizada em 1925 e repleta de turistas o ano todo. De fato a majestosa Catedral, que se ergue sobre a cidade, com um amplo e belo jardim, escadarias suntuosas, uma nave fantástica, alta, clara, de mármore branco impecável, nos deixa boquiabertos. Sem pressa visitamos todos os cantos da Catedral, adquirimos souvenires e nos despedimos de Santa Terezinha de Lisieux, fazendo planos de retornar breve. Por belíssimas estradas secundárias, passando por fazendas, vilarejos, pomares, fomos para Saint-Marcouf-de-Lisle, voltando as praias do Desembarque. Saint-Marcouf, uma pequena cidade a beira mar, ainda guarda reminiscências da 2a Guerra Mundial e das lutas para sua libertação. Novamente tivemos a oportunidade de visitar casamatas, museus e lembranças. Tomamos lanche com sucos de maça e, como digestivo pedi para provar o calvados, um conhaque envelhecido em barris de carvalho no mínimo durante dois anos. Um cálice de dinamite pura. Uma cacetada! Depois disso saímos para Honfler, um importante porto defensivo no século XV, tornou-se uma das mais atraentes enseadas da normandia. Chegamos e fomos ao centro da cidade, onde localiza-se o Vieux Bassin ( antiga doca) do século XVII, com belas casas de seis ou sete andares, com madeirame a vista. No cais dezenas de artistas fazem pinturas, aprendizes começam a expor suas obras no Greniers a Sel, dois armazéns erguidos em 1670 para guardar sal. Na Place Ste.Catherine um igreja construída por carpinteiros de navios no século XV, atrai muitos visitantes. Resolvemos pousar hoje na pequena cidade, no Hotel dos Navegantes, ao lado do Museu Etnográfico, apesar de jå termos paga diária em Rouen. Vejam as fotos conforme o roteiro.............................................