terça-feira, 8 de maio de 2012

PARIS 1 - LOUVRE

Na praça em frente, pegamos nosso ônibus de turismo e compramos um passe para três dias consecutivos. E lå fomos nós.  Resolvemos descer no ponto em frente ao Museu do Louvre e visitå-lo. Antes de passar pelo enorme portão do Louvre, fomos atraídos por ciganos que queriam nos passar o conto do anel de ouro. O mesmo de anos anteriores. Precisam se reciclar. O Louvre tem uma das mais importantes coleções de arte do mundo e sua historia vem dos tempos medievais. Fomos inicialmente a recepção, sob a pirâmide de vidro, onde pegamos mapas do Museu. Este imenso museu, com suas centenas de salas, alas, espaços torna-se uma visita de um dia inteiro. Começamos o tour pela Ala Richelieu, passamos pela Colonnade de Perrault, uma majestosa fileira de colunas do século XVII, fomos conhecer os Fossos Medievais, onde ainda se vê as bases das torres gêmeas e o apoio da ponte elevadiça da Fortaleza de Filipe Augusto, em que o Louvre foi construído sobre ela. Fomos ao Cour Marly, um pátio com teto de vidro onde estão os cavalos de Marly e a sala mais antiga do palácio, a Sala das Cariatides, assim denominada devido as quatro estatuas monumentais construídas em 1550 para sustentar a galeria superior. A escultura da Venus de Milo, o famoso quadro de Mona Lisa, O Escriba Sentado, uma escultura funerária em tamanho natural do ano 2500a.C, A coleção de pinturas européias é enorme, mais da metade das obras de artistas franceses. Coleções de antigüidades orientais, egípcias, romanas gregas, etruscas, com vários tesouros raros e os objetos de arte expostos incluem mobiliário e jóias.  Uma grande estatua de Diana, a Deusa da Caça e, uma das peças importantes do museu é uma peça de arte da Mesopotamia, um bloco de basalto com um código Hamurabi da Babilônia de 1.700 a.C. Este passeio no Louvre leva um dia inteiro, com almoço e lanches nos restaurantes internos. No final da tarde, em nosso ônibus voltamos para a Torre Eiffel pegar nosso carro. A noite daríamos um passeio pela cidade. Vejam as fotos do Louvre.