terça-feira, 8 de maio de 2012

P A R I S !

Jå na Auto Estrada para Paris, o movimento aumentou bastante, mas nada que reduzisse nossa velocidade e nosso tempo de viagem. Eram 15:45 horas quando entramos em Paris pela Porte de La Chapelle e, guiados pelo GPS fomos para a 53, Rue D'Amsterdam, New Hotel Saint Lazare, simples, mas muito confortável e bem localizado. Estaríamos ali por doze dias, portanto arrumamos nossas coisas cuidadosamente nos quartos, tomamos um belo banho e descansamos, descendo somente para jantar e dar um pequeno passeio pelas redondezas. Para o carro, me indicaram uma garagem no próximo quarteirão e la deixamos o Punto. Verificamos que na rua do Hotel havia muitos restaurantes e lanchonetes, era bem movimentada e alguns quarteirøes abaixo ficava a Place de L'Opera, a Opera Garnier, as Galeries Lafayette, a Madeleine e a Pinacotheque. Olhando pelo mapa vimos que mais um três quarteirøes estava a Avenue des Champs Elysees e o Museu do Louvre. De fato estávamos muito bem localizados. Resolvemos comemorar a chegada em Paris e, no jantar, em um Restaurante da Alsåcia, pedimos a Truite a L'Ardennaise, uma truta recheada com crosta de påo e presunto Ardennes cortado fino, depois assada, acompanhada de vinho da casa, branco suave e, como sobremesa Babas au rhum, bolo espumoso seco, de passas, ovos e manteiga, molhados no rum e servidos com creme. Este ultimo pedido foi da Marcela, mås, nåo podia ter sido melhor. Foi um jantar fantástico. Voltamos caminhando para o hotel, vendo o movimento nas ruas e fazendo planos para o dia seguinte. Ficou acertado que de carro iríamos até os arredores da Torre Eiffel, lå com os enormes estacionamentos deixaríamos o carro e pegaríamos o ônibus de turismo, que percorre toda cidade, parando em todos os pontos turísticos e de interesse. Assim passearíamos por Paris, conhecendo todos os pontos e, a noite, passearíamos de carro. E assim fizemos. No dia seguinte, após o café, claro e evidente, pegamos o carro e fomos até a Torre Eiffel, passando a rodar procurando vagas. Ai levei a primeira bronca de uma Gendarme, pois entrei numa contra måo. Na falta do apito ela chamou-me a atenção no grito. Mostra documentos, discute, ninguém entende ninguém e ela acaba nos mandando embora, com um gesto para abrir os olhos. Mås logo depois um carro sai e nos entramos. Nesse primeiro dia iríamos visitar a Torre Eiffel,  construída em 1889, com 324 metros de altura por Gustave Eiffel, começando por seus belíssimos jardins. Pegamos um dos elevadores de dois andares e fomos para o terraço panorâmico no 3o. piso a 276 metros de altura. A vista de Paris, do Sena e dos arredores é indescritível.  Descemos ao 2o. piso a 115 metros onde localiza-s o Restaurante Julio Verne, um dos melhores de Paris e, finalmente fomos ao primeiro piso, onde logo na saída do elevador esta o busto dourado de Eiffel, um pequeno museu audiovisual que conta a historia da torre. Percorremos os extensos jardins e fomos atras do ponto de nosso ônibus. Vejam as fotos desse passeio.. ...........................