terça-feira, 8 de maio de 2012

CAEN - SAINT-LO - RENNES E BREST

Dormimos tarde ontem, curtimos mais um show no hotel, tomei uns Camparis e, hoje, acordamos também tarde, quase perdendo o café da manhå. Após, saímos com destino a Saint Lo, quase no final da Normandia, tendo sido libertada pelos aliados, após combates ferozes com tropas alemãs que se retiravam em fuga da cidade. Hoje, o Museu de Saint-Lo guarda um enorme acervo fotográfico dos dias que antecederam a libertação e após. Neste museu ficamos um bom tempo percorrendo as varias salas e admirando as fotos e pinturas existentes. Deixamos Saint-Lo e saímos da Normandia, entrando na Bretanha, onde esta Rennes, uma cidade moderna, com duas universidades e vida cultural intensa. Fomos direto para o centro histórico e medieval da cidade, onde estacionamos o carro ao lado da Place des Lices. Rennes se localiza no encontro dos rios Vilania e Ille e é hoje a capital regional da Bretanha. Em redor da place des Lices e da place Ste Anne, quase todas as ruas estão reservadas para pedestres e é o coração jovem da cidade, cheia de bares, creperies e lojas de design. No final da rua de La Monnaie estão as Portes Mordelaises do século XV, antigas muralhas da cidade. Casas com madeirames a vista são vistas em toda cidade e, as poderosas fortificações do Chateau de Fougeres, no alto de um pequeno monte, vigiam constantemente a cidade. Dentre os locais que visitamos, a Cathédrale St. Pierre, a Eglise St.Germain, o Hotel de Ville, o Palais du Parlement de Bretagne e as Portes Mordelaises, tiveram destaque pelo estilo e beleza de suas construçoes, dos seculos XVI e XVIII. Almoçamos ao lado do Theatre de Rennes, num pequeno e agradável restaurante gaulês. Jå entrando a tarde, rumamos para o Porto de Brest, onde pretendíamos dormir esta noite, pois nossa rota continuava dali.  Brest é um porto natural, protegido pela pequena ilha de Crozon, com uma das mais ricas historia marítima da França. Brest foi duramente bombardeada na segunda guerra mundial e hoje é um centro moderno e comercial, com um porto repleto de navios mercantes, iates e pesqueiros. Em Brest esta a maior ponte levadiça da Europa. Logo a seguir, no Porto de Plaisance, fica o Aceanøpolis, um centro marítimo com três pavilhões ( polar, temperado e tropical) que simula ecossistemas submarinos. Visitamos o Chateau de Brest, que abriga um museu naval com milhares de peças de embarcações de todas as épocas. Fomos então procurar um hotel, sabendo que, nas ferias, nåo seria fácil, mas achamos vagas no Brest Hotel de La Corniche, em estilo bretão, mas confortável e caro. A noite passeamos pela cidade. Vejam as fotos na sequencia;