sábado, 28 de abril de 2012

COLEVILLE-sur-MER E LONGUES-sur-MER

Sai de St. Laurent sur Mer ainda cedo, após ter andado pela pequena cidade portuária. Sempre por estradas secundarias quando possível, passando por fazendas, pequenos vilarejos, curtindo mesmo o passeio, chegamos a Coleville-sur-Mer, pequena cidade na área de Omaha Beach, invadida pelo exercito americano com lutas ferozes. Maré baixa, águas limpas e transparentes e uns mergulhos refrescantes me traziam mais disposição.  Depois de um bom tempo tomando banho, troquei-me numa das cabinas vazias e sai a andar pela beira mar, encontrando algumas casamatas parcialmente destruídas e todas bem camufladas  o terreno. A fome começava a me importunar, porém resolvi que almoçaria em Longues-sur-Mer daqui a pouco. Deixei então Coleville e pouco tempo depois entrava em Longues -sur-Mer, indo direto para o sitio do desembarque. Lå fiquei impressionado com o tamanho do terreno onde estava instalada as baterias da Muralha do Atlântico, com inúmeras casamatas, algumas com enormes canhões apontados para o Canal da Mancha, casamatas de mira, ninhos de metralhadoras, enfim, um tremendo aparato de guerra dos alemães na defesa da praia de Omaha. Dirigi-me ao Office de Turismo, peguei mapas e fui para o restaurante ao lado, onde almocei cordeiro ao molho com salada e vinho. Desceu bem, apesar do gosto um pouco diferente. Ao lado junto com motor-homes, duas Ferraris, uma vermelha e outra amarela chamavam a atenção. O resto da tarde passei andando pelo terreno, vendo os enormes sulcos das bombas dos navios no chão, alguns obuses disparados jogados no terreno, enfim, foi uma das mais completas baterias que até agora vi. A historia da 2a. Grande Guerra me fascina, dai minha empolgaçao em pisar aqueles terrenos. Voltando a Caen, sentia-me satisfeito, guardando meus registros como um tesouro. Vejam as fotos:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário