domingo, 22 de abril de 2012

CAEN - COURSEULLES-SUR-MER

Ontem no hotel participamos de um show hilário com a participação de funcionários e após de um jogo de palavras muito interessante, por causa disso fomos dormir muito tarde e, hoje, acordamos também tarde e por pouco nåo perdemos o café. Saímos para Courseulles quase na hora do almoço, porém estradas formidáveis e transito leve, fomos rapidos. No caminho, no vilarejo de La Cambe, passamos pelo Cemitério Alemåo da 2a. Guerra e paramos para admirar o enorme e bem cuidado terreno, com alguns senhores também passeando com uma bandeira alemã nos braços. Andamos um pouco conhecendo o local e novamente partimos. Chegamos em Courseulles sur mer e nos dirigimos ao centro da vila, socegada, pacata, calma. Cidade litorânea, muito peixe, resolvemos almoçar em uma bodega muito agradável, com uma bela vista da praia. Lembranças da guerra espalhavam-se por toda parte na cidade, nas praças, nos parques. O tempo amanheceu escuro, prometendo chuva, o que nos desestimulou de um banho de praia, porém nåo de dar uma boa caminhada por ela, admirando as cabanas de aluguel, de madeira branca, em alguns locais da praia, porém todas vazias por causa do tempo. Entramos na Maison de La Citté para ver alguns objetos de guerra e tomar um café expresso, ou seja, um dedo de café. E tivemos de ficar por lå um bom tempo, pois o céu despencou em forma de água. Uma verdadeira tempestade. Quando parou, o céu se abriu e chegou até ameaçar aparecer um sol. Aproveitamos e demos uma caminhada pela cidade, vendo suas lojas, seus armazéns, suas casas e fomos conhecer o Centro Juno Beach, que é o único Museu Canadense nas praias do desembarque. Mostra a intervenção do Canada na Segunda Guerra Mundial e também a cultura Canadense. Mais tarde, pegamos o carro e deixamos Courseulles sur mer por estradas espetaculares.  Com tempo fechado e temperatura baixando, resolvemos retornar ao Hotel e participar do alegre Karaoke das quinta feiras. De novo cantei musicas brasileiras e, incrível, fui aplaudido.  Platéia gentil! Vejam fotos de Courseulles sur mer.