quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAEN - OUISTREHAM !

Deixamos Franceville e a Pégasus Bridge maravilhados com o que vimos e nos dirigimos para Ouistreham,  outra pesada fortaleza alemã, parte da Muralha do Atlântico, invadida pelos aliados no Dia D.  Ouistreham é hoje um socegado e tranqüilo balneário, com um enorme Cassino a beira mar, muito movimentado.  Praias longas e gostosas, água tépida, mar azul, areia grossa e pesada. Muitas cabanas de madeira, brancas, de varios tamanhos ficam no inicio da areia, para alugar a familias que lå desejam passar o dia. Na praia ainda se vêem restos de despojos da Invasão aliada, aqui e ali. Placas das plataformas de desembarque ainda podem ser vistas. Ali nåo resistimos e demos bons mergulhos nas águas do canal da Mancha, o que nos trouxe um enorme alento. Almoçamos ali mesmo na praia, num pequeno e agradável restaurante a beira mar. Ali nossos shorts secaram com o enorme calor local. Após o almoço jå de bermudas, fomos visitar o Museu da 2a. Grande Guerra, situado em frente a praia e, depois fomos conhecer o Grand Bunker, a beira mar. Construção pesada, totalmente fortificada e cercada com cruzes de aço, arame farpado e ninhos de metralhadora e canhões apontados para a praia, do lado do mar em frente ao bunker. Entrando no Bunker, no andar térreo passamos por uma estreita portinhola defendida por uma metralhadora e um guarda. Logo a seguir um posto de guarda com beliches, aquecedores e outros objetos de uso comum. Subindo uma estreita escada, chegamos ao segundo andar onde está a sala de armas e munições. Mais uma escada e chegamos ao refeitório e hospital de campanha, preparados até para grandes cirurgias, mais uma escada e chegamos ao Posto de Comando, sala de comunicações e sala de  mira, onde partiam informações para o encarregados das Baterias fazerem pontaria. Mais uma escadaria, esta com um grosso portão de aço, dava acesso a sala dos Canhões, apontados para a praia. Três deles lado a lado e um menor que cobria as laterais e muita munição e, finalmente no 5a. andar, uma grande varanda era ocupada por ninhos de metralhadoras, contra aviões e contra invasão pela praia. Muitas armas, capacetes, documentos, jornais da época, relógios de pulso, ainda permanecem nos locais. No rés do chão, ao lado do bunker, mísseis que aterrorizaram Londres, carros de combate, canhões anti-aéreos, barcaças de assalto, ficam em exibição, ao lado de uma loja de souvenires. No dia 09 de junho de 1944, tropas britânicas, canadenses e americanas tomaram o bunker, facilitando a invasão aliada, porém com pesadas perdas. Passamos o resto do dia e o inicio da noite passeando pelo balneário de Ouistreham e venda a chegada da alta maré, com uma violência impar. Jå bem tarde, numa noite gostosa, retornamos a Caen para dormir. Dia seguinte visitaremos novos locais. Vejam as fotos: