quarta-feira, 25 de abril de 2012

ARROMANCHES - SAINT-MARIE-DU-MONT

Dormimos com o barulho do mar, muito forte porém deu para dormir. Pela manhã outra surpresa: Nåo tinha o café matinal. Saímos a pé e fomos para a panificadora perto e lå tomamos um belo café. Mesmo com o tempo ainda fechado, atletas corriam, andavam de bicicletas, mergulhavam, um movimento intenso. Saímos calmamente deixando Arromanches para trás e, em pouco tempo, estávamos entrando em Saint-Marie-Du-Mont,  outra agradável cidade as margens da Mancha, também palco de intensas batalhas durante a invasão aliada em 1944. Logo na entrada da cidade nos deparamos com antigas fazendas e construções bem conservadas. A cidade apesar de ferias estava calma, poucas pessoas nas ruas, praias praticamente vazias, mås lojas e comércio com um razoável movimento. Como sempre fazemos, estacionamos o carro e fomos dar um passeio a pé pela cidade, conhecer seus becos, suas ruas, seu mercado. Depois fomos passear pela praia, calmamente, admirando alguns despojos de guerra que lå permaneceram. Sem roupas, deixamos de dar nosso habitual mergulho, nas calmas águas do Canal da Mancha. Calmas enquanto maré baixa, depois, sai de baixo.  Passamos pelo belo monumento da cidade, onde uma placa agradecia aos libertadores e, logo nos deparamos com o Museu. O ingresso foi um belo pôster de quatro soldados no centro da cidade. Caminhando pela cidade, vimos outros monumentos recordando a invasåo. No Museu, num hangar, um avião bombardeiro, armas e bandeiras nazistas, carros de combate e muitas fotos da cidade bombardeada. Agora o impressionante, foram maquetes mostrando a invasåo dos aliados nas praias de Saint-Marie-Du-Mont e, placa mencionando o Africa Korps do Marechal Rommel, numa barricada de sacos de areia. Notável, a França mantém a historia viva. Sem roupas para trocas, resolvemos voltar para o hotel Kyriad em Caen, para nos equipar e descansar, assim sendo pegamos a D404 de Courseulles Sur Mer até Caen direto, meia hora de viagem, no maximo. Vejam as fotos de Saint-Marie-Du-Mont.