segunda-feira, 26 de março de 2012

CAEN - NORMANDIA!

Despertamos jå na hora do café e foi lå que conhecemos a Gerente do Hotel, Sra. Fanny e os demais funcionarios. A pedido da Marcela, reservamos para ela um outro quarto, pois alegou que eu ronquei muito e nåo dava para dormir no mesmo quarto. Tudo bem! Bem, como o principal motivo da minha viagem era a de visitar todos os locais do Desembarque Aliado na 2a. Guerra Mundial e as defesas Alemãs, Caem seria de fato o ponto inicial.  Em meados do século XI, Caen se tornou a residência favorita de Guilherme o Conquistador e sua mulher a Rainha Matilde. Apesar de dois terços da cidade terem sido destruídos durante a 2a. Guerra Mundial , ainda existe muito do que foi criado por eles. Destacam-se duas Abadias e um Castelo. A Église St. Pierre, situada na majestosa Place de St. Pierre, na rua do mesmo nome, construída no século XIII, com sua Torre do Sino do século XIV, maravilhosa e a parte renascentista do século XVI e ornamentada de maneira impressionante é uma visita muito especial, com sua frente ornamentada por 13 agulhas espetaculares.   Em processo de restauração, uma grande parte da Abadia encontra-se ainda enegrecida pelo tempo e guarda ainda marcas do bombardeio de 1944. Em frente ve-se o Castelo Ducal, ou Chateau Ducal, que foi um dos mais protegidos da Europa,  residência fortificada do Comando Alemão durante a 2a. Grande Guerra, hoje ainda majestoso com seus baluartes visto de toda cidade. Percorremos suas muralhas e ruínas do Castelo. Ainda bem conservadas construções que hoje abrigam o Musée des Beaux Arts, com pinturas francesas e italianas do século XVII e o Musée de Normandie, que lembra a vida tradicional da região.  No local ainda encontramos canhões daquela época. Ali perto, na Place Guilouard, situa-se o espetacular Hotel de Ville, antes era a  Abbaye-aux-Hommes, privativa de Guilherme e dos homens da cidade. Do outro lado da praça com um enorme jardim muito bem tratado,  está a Abbaye-aux-Dames, como a de Guilherme, a Abadia de Matilde para mulheres, também tem uma Igreja, a La Trinité, flanqueada por dois edifícios do século XVIII. Em um mausoléu de pedra de Caen, clara e sob uma laje de mármore preto, está enterrada a Rainha Matilde. Hoje no local situa-se o Conselho Regional da cidade. Saímos caminhando em direção ao Bairro Antigo de Caen, a rue du Vaugeaux, sua rua central. Esta rua é exclusiva para pedestres e conserva construções espetaculares, com madeirames a vista, que abrigam lojas, mercearias, padarias, com um incessante movimento. Continuamos pela rue St Pierre ou o boulevard du Marechal Leclerc, nos fundos da abadia, que nos levam a principal área de compras, por onde passeamos demoradamente. Pegamos o carro e fomos então buscar o GPS que estaria na loja da locadora, ao lado da Gare SNCF. Agora ficaríamos tranqüilos em nos localizar.  A Gare fica numa área muito movimentada, de prédios comerciais e comunitários, portanto resolvemos ir almoçar no Bassim St. Pierre, na Avenida P. Berthelotti, perto do Porto de Caen. Trata-se de uma longa Avenida a beira do Rio Orne, em direção ao canal de Caen, que liga ao mar. Muitos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, escolas, universidades e prédios residenciais acompanham o canal pela Avenida. No canal centenas de embarcações de todos os tipos atracadas organizadamente. Num gostoso restaurante almoçamos bem, comida boa, bem servidos e de lå ficamos fregueses, chegando em certo dia a encontrar três brasileiros que estudavam medicina lå.  Naquele dia ficamos pelo local até a noite, passeando e conhecendo, andando pelas calçadas cheias, pelas praças, pela rue des Artists, cheia de pequenos restaurantes e muito movimentada e, jå tarde, retornamos ao Hotel, que encontrava-se novamente fechado, porém, agora tínhamos a chave. Desta vez eu e Marcela dormiríamos em quartos separados. mais comodamente e eu poderia roncar a vontade. Quanto atrevimento! Continua.................