segunda-feira, 26 de março de 2012

CHEGADA EM CAEN - NORMANDIA - FRANÇA

Essa viagem estamos eu e minha filha Marcela. Chegamos a Paris no horário determinado, dia claro, sol forte, jå bastante quente. Descemos no enorme Aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, que fica a aproximadamente 30 quilômetros da cidade. Após desembaraçarmos a bagagem na alfândega, fomos procurar o ônibus da Air France, que nos levaria ao Aeroporto de Orly, onde embarcaríamos para a cidade de Caen, Capital da Normandia, nossa primeira escala. Chegamos ao Aeroporto de Orly faltando uma hora para nosso vôo, em razão do enorme trânsito em Paris na hora do almøço. Chegamos ao Aeroporto e o ônibus teve dificuldades em encostar para desembarque, dado a um enorme protesto popular dentro do mesmo. Policiais, soldados do exercito, cães e muita gente numa enorme confusåo. Entramos por uma porta lateral, num saguão apertado de gente e fomos procurar o balcão de nossa companhia Aérea, a Airlinair. Depois de muito andar, sem ter a quem perguntar, achamos um pequeno balcão fechado com um aviso de que todos os vôos estavam cancelados. Preocupados e com o movimento crescendo, fomos para o segundo andar do Aeroporto, na parte de alimentação. Lå teria painéis indicando os voos. Sim, tinha, mas nada falava de nosso voo. Tomamos um lanche enquanto apitos, sirenes e duas bombas estouravam no andar de baixo. Ai, houve uma tremenda correria escada acima e o segundo andar ficou espremido de gente. Ficamos no canto da lanchonete, guardando nossa bagagem e assistindo o movimento. Por uma funcionaria do Aeroporto, soubemos que os estouros foram bombas de gás para afastarem os manifestantes e que a Policia estava liberando o Aeroporto. De fato horas depois o local ficava calmo, o movimento voltava a normalidade e, então fomos novamente para o balcão da Empresa Aerea. Ainda desocupada e fechada. Resolvemos então sentar na lanchonete em frente e aguardar um movimento. Horas depois chega um funcionário e prega no vidro um aviso, dando o numero de um balcão em que estariam atendendo. Fomos então para o local e, para nossa surpresa, seriamos apenas cinco passageiros e o embarque era imediato. Saímos acompanhando o funcionário que nos levou a um pequeno avião que mais parecia uma kombi com asas. Atordoado embarcamos por uma escada fixa no avião, tivemos de nos abaixar e andar abaixado até o lugar que nos foi indicado por uma senhora alta, forte, voz grave e uniforme de comandante. No banco nosso havia um lanche, bem acondicionado, para cada um. O funcionário que nos escoltou até o aparelho tomou o lugar de co-piloto, sem qualquer uniforme. Bem, depois de tudo o que aconteceu nesta tarde, nåo estranharia mais nada. O que viesse seria lucro. A Comandante então nos cumprimentou, deu as dicas do vôo e deu a partida no bimotor, que chacoalhou todo e, lå fomos nós. Um vôo barulhento, mås de baixa altura, o que nos permitiu, no final de tarde, apesar de 21.00 horas, o sol baixando dava para ver belíssimas paisagens do solo. Com tudo isso foi uma viagem tranqüila e até agradável. Descemos em Caen, no Aeroporto de Caen Carpiquet, jå com a noite chegando. O Aeroporto encontrava-se praticamente vazio e alguns balcões jå fechados. No da nossa reserva, a Europcar, encontrava-se ainda com uma funcionária atendendo no balcåo. Mostramos o vauche e na hora recebemos a chave e documentos de nosso carro, bem como o seguro geral e as instruçoes. Quanto ao GPS, teríamos de pegar no dia seguinte no centro de Caen. Em inglês Marcela recebeu as indicações. Pegamos nosso Citroen C3 Picasso e partimos para achar o Hotel. Sem GPS nåo seria fácil. E nåo foi! Rodamos a cidade por varias vezes, indo e voltando até encontra-lo jå perto de meia noite. O Hotel Kyriad Memorial, estava fechado, sem ninguém na portaria, apesar de o estacionamento aberto. Procuramos campainha, batemos na porta e, nada, até que Marcela viu no quadro de avisos, um bilhete para Ms. Marraccini. Neste bilhete, em Frances e Inglês, dizia que a chave de nosso apartamento estava na caixa de correio. Foi legal. Entramos sem encontrar ninguém, e fomos dormir num excelente quarto. Continua na próxima postagem...............................................................................................................